Projeto Estrada Parque / Cênica Guaratinguetá – Campos do Jordão

O Conselho do Parque Estadual de Campos do Jordão, Fundação Florestal do Estado de São Paulo,  SENAC e Associação de Amigos do Gomeral tem a honra de convidar as comunidades envolvidas, sociedade civil organizada e representantes de órgãos governamentais afins para o workshop “Potencialidades da Estrada Parque Guaratinguetá – Campos do Jordão”.

Convite do Workshop “Potencialidades da Estrada Parque Guaratinguetá – Campos do Jordão”

Objetivos do Workshop:

  • Debater e propor um conjunto de critérios técnicos para consolidar o conceito de “Estrada Parque” no Território do Parque Estadual de Campos do Jordão, APA Municipal Campos do Jordão, APA Estadual Campos do Jordão e da APA Federal da Serra da Mantiqueira.
  • Dar encaminhamentos a uma proposta de criação da Estrada Parque  “Guaratinguetá – Campos do Jordão”.

Metodologia e Governança propostas: 

Roteiro do Wokshop: dinâmica de trabalho será a mesma utilizada pelo Senac para o desenvolvimento dos Planos Diretores de Turismo de Guaratinguetá e Plano Regional de Turismo da Região Turística da Fé.

Governança proposta para apoio ao workshop e desenvolvimento do projeto “Estrada Parque / Cênica Guaratinguetá – Campos do Jordão”.

Obs.: 

Valor do almoço: R$ 25,00.

Café de boas vindas: cortesia da Associação de Amigos do Gomeral / restaurantes associados e restaurante Dona Chica.

 

Justificativa para a proposta: 

  • Durante o diagnóstico Socioeconômico, Histórico e Cultural do Plano de Manejo da APA da Serra da Mantiqueira foi recorrente a demanda das comunidades locais, devido às péssimas condições das estradas.
  • Estrada classificada pelo Plano de Manejo do Parque Estadual de Campos do Jordão como Zona de Uso Conflitante no Zoneamento, “definida como aquela cujos usos e finalidades, estabelecidos antes da criação da UC, conflitam com os objetivos de Conservação da área protegida…”
  • Estradas de terra não pavimentadas, consideradas históricas e parte da Rota dos Tropeiros – caminho para cidade de Aparecida (Caminho da Fé).
  • Esta estrada é rota oficial integrando o “Caminho da Fé”, em direção ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Estima-se que cerca de 20 mil peregrinos cruzam este caminho por ano, a pé, a cavalo ou de bicicleta.

Retrospectiva: 

  • LEI COMPLEMENTAR Nº 01, DE 18 DE ABRIL DE 1994:

Artigo 10, VII – Recuperar e implantar a Estrada Cênica Guaratinguetá / Campos do Jordão, de forma a preservar a Área de Preservação Ambiental da Mantiqueira, e a desenvolver na região o setor de agricultura e de turismo ecológico, além de outras atividades compatíveis com os objetivos da APA

  • LEI COMPLEMENTAR Nº 23, DE 09 DE JUNHO DE 2006:

Artigo 136 – O Projeto Eixo Turístico Campos do Jordão-Paraty caracteriza-se como um projeto de valorização e qualificação urbana de um eixo com vocação turística, que sofre o impacto do processo de expansão urbana e de preservação ambiental.

Eixo turístico Paraty – Campos do Jordão (Mar a Montanha)

Eixo turístico Paraty – Campos do Jordão (Mar a Montanha)

Mapa elaborado pelo Sr. Diego Lustre, gestor do Parque Estadual de Campos do Jordão.

 

  • Decreto Estadual nº 53.146 de 20 de junho de 2008:

Define parâmetros para a implantação, gestão e operação de Estradas Parque no interior de Unidade de Conservação

Critérios:

Traçado, contenção de encosta e talude, pavimentação, redutores de velocidade, ciclovias e passagens de pedestres, mirantes naturais, pontos de parada, ocupação de faixa de domínio, guaritas, zoopassagens (passagens de fauna), pórticos, centro de visitantes e sinalização.

Características:

Plano de Implantação

Programa de Operação de Tráfego

Programa de Contingência – acidentes e cargas perigosas

Programa de Combate e Incêndios Florestais

Programa de Monitoramento e Avaliação de Impactos

  • 2009 – Fortes chuvas no Gomeral causaram erosão na estrada deixando o trevo de acesso para a Igreja de São Lázaro em meia pista desde então.

Erosão no trevo de acesso da Igreja de São Lázaro. Trecho da estrada em meia pista desde de 2009. Segundo a defesa civil há risco de deslizamento, por isso o itinerário do ônibus da linha Pedrinha – Gomeral foi reduzido em cerca de 800 m.

 

  • 2014 – Audiências públicas de revisão do Plano Diretor Guaratinguetá.

Audiência pública realizada em 2014 na sede da Associação de Amigos do Gomeral

 

  • 2014/2016 – Formação do GT Estradas e Apresentação da Proposta Preliminar ao Conselho da APA Federal da Serra da Mantiqueira.
  • 2016 – Inauguração da Estrada Parque Cunha-Paraty.

 

  • 2016 – Parceria institucional com o SENAC para realização do Workshop “Potencialidades da Estrada Parque Guaratinguetá x Campos do Jordão” em paralelo ao projeto de regionalização do Turismo – SP.

 

  • 2016 – Marcus Soliva, à época vereador, participa de sabatina do COMTUR  durante campanha eleitoral para prefeito de Guaratinguetá . Nesta ocasião o prefeito Marcus Soliva se comprometeu com o COMTUR e Associação de Amigos do Gomeral em desenvolver o projeto da Estrada Parque / Cênica Guaratinguetá – Campos do Jordão.

Entrega de Carta de Compromisso aos candidatos a prefeito.

Sabatina do COMTUR com os candidatos a prefeito em 2016.

  • 2017 – Prefeitura Municipal da Estância Turística de Guaratinguetá assina convênio que tornam o Gomeral e a Estrada Guaratinguetá Campos do Jordão rota oficial do Caminho da Fé.

Prefeito Marcus Soliva e Lúcia Helena Espindola, presidente da AAG Gomeral, assinam convênio com a Associação dos Amigos do Caminho da Fé.

 

  • 2017 – Formalização do GT Estradas Parque através do Conselho Gestor do PECJ.
  • 2017 – Reunião do GT “Estrada Parque” para apresentação à prefeitura de Guaratinguetá da proposta do workshop referente ao desenvolvimento do projeto da estrada parque Guaratinguetá – Campos do Jordão.

31/03/2017 – Reunião foi realizada na sede da secretaria de turismo de Guaratinguetá e contou com a participação do saudoso Paulo Oliveira, à época chefe da APA da Serra da Mantiqueira pelo ICMBio e entusiasta desta proposta de estrada parque / cênica.

31/03/2017 – Turismólogo e professor pelo Senac, Anderson Solcia apresenta a metodologia proposta para a realização do workshop “Potencialidades da Estrada Parque Guaratinguetá – Campos do Jordão”.

  • 2018 – Projeto portal do Gomeral desenvolvido pela Prefeitura de Guaratinguetá em parceria com a Associação de Amigos do Gomeral.

Maquete do projeto Portal do Gomeral

  • 2018 – Apresentação da proposta de Estrada Parque entre Guaratinguetá e Campos do Jordão ao Secretário de Meio Ambiente durante reunião do GT Mantiqueira em Piquete-SP.

Reunião preparatória do GT “Estradas Parque”, visando a reunião do GT Mantiqueira em Piquete. Participaram da reunião Diego Lustre – Gestor do Parque Estadual de Campos do Jordão, Aparecida – Coordenadora Regional da FF, Anderson Solcia – professor do curso de turismo do Senac Guaratinguetá e Rogério Rabelo – Coordenador do GT Estradas Parque do Conselho do Parque Estadual de Campos do Jordão através da AAG Gomeral.

10/05/2018 – Reunião contou com a participação do prefeito Marcus Soliva, secretários e representantes do Senac de Guaratinguetá.

2018 – Apresentação no Senac de Guaratinguetá da proposta da referia  Estrada Parque no 2º Seminário de Recursos Hídricos de Guaratinguetá e os Desafios do ODS   – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável / ONU.

Convite do “2º Seminário de Recursos Hídricos de Guaratinguetá e os Desafios do ODS”, promovido pelo IMBio – Instituto de Manejo da Biodiversidade com o apoio educacional da unidade Senac de Guaratinguetá.

Participaram da mesa redonda ao final das palestras da esquerda para a direita: Humberto Alckimin – Coordenador na rede municipal de educação, Luiz Antônio Silveira – Presidente do COMTUR, Lúcia Helena Espíndola – Presidente da Associação de Amigos do Gomeral e Diego Lustre – Gestor do Parque Estadual de Campos do Jordão.

2018  – Reuniões participativas com a comunidade do Gomeral em Guaratinguetá, promovidas pela prefeitura municipal visando preparar moradores e interessados em participar do referido workshop.

Primeiro encontro preparatório com a comunidade do Gomeral contou com a participação do prefeito Marcus Soliva.

 

Convite para o encontro: Roda de Conversa sobre o tema: “Estrada Parque: do passado para o futuro” com o Sr. Paul J. Dale promovido pela Secretaria de Meio Ambiente com o apoio da Secretaria de Turismo de Guaratinguetá e Associação de Amigos do Gomeral durante a Semana de Meio Ambiente.

Segundo encontro preparatório com a comunidade do Gomeral contou com a presença de representantes do Fundação Florestal, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e foi presidido pela secretária de meio ambiente de Guaratinguetá Giani Bresolin.

Reunião preparatória para o referido workshop, sendo um inciativa da Prefeitura Municipal de Guaratinguetá em parceria com a Associação de Amigos do Gomeral.

 

 

 

A Associação de Amigos do Gomeral, AAG Gomeral, é uma associação civil de direito privado, sem fins econômicos, de finalidade Social, Desportiva e Cultural.